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Gestão Estratégica de Compras


Curso online

Público alvo

Compradores e cargos similares, bem como todos os profissionais (diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, etc), atuantes nas etapas da Cadeia de Suprimentos (compras, produção, vendas, marketing, financeiro, transportes, distribuição, administrativo) e aqueles profissionais que buscam iniciar atividades dentro da área.

Objetivo

• Conheça a importância da área de compras na organização, os conflitos organizacionais e os critérios para uma administração interativa e produtiva.

• Entenda as garantias dos pedidos e contratos de compras gerais e conheça as cláusulas essenciais.

• Saiba como conduzir um processo de compras gerais, gerando vantagens financeiras e operacionais para sua empresa e evitando riscos.

• Aprenda na prática como operar com os documentos de compras e ter controles eficazes no monitoramento dos processos, focados em serviços.

• Aprenda a avaliar propostas e cotações e saiba o que pedir, como pedir e os dados fundamentais das cotações.

Professor(a)

Paulo Rago,

Consultor de Transportes e Logística, Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 24 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A(Grupo Ultra),Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Desenvolveu e ministra diversos programas de treinamento em Logística Integrada, Distribuição, Transportes, Supply Chain, Comércio Exterior e Administração de Tempos. Palestrante e professor convidado do tema "Logística" em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.

• Premiação do fornecedor.

O Programa

 

1. IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE COMPRAS NA EMPRESA.

• Área de compras e as demais áreas

• Áreas de conflito com compras

• Fornecedor e cliente interno –

• Compras como área de gestão estratégica no gerenciamento dos custos, preços e margens de lucros da

empresa – Cadeia de Suprimentos – Supply Chain.

• Compras como área de suporte para o equilíbrio dos estoques e da saúde financeira da empresa.

• Profissional de Compras – Competências e Formação.

 

2. TIPOS DE COMPRAS

• Considerações sobre diferenças entre compras gerais x compras de serviços

• Impactos na cadeia produtiva

 

3. COMPRAS DE SERVIÇOS

• Definição de serviços.

• Características das compras de serviços

• Avaliação e validação da solicitação

• Planilha de acompanhamento de propostas e avaliação de preços

• Compras pontuais e compras seriadas

• Cláusulas de coberturas das solicitações

• Informações essenciais – informações técnicas dos serviços

• Montagem de licitação de compras de serviços

• Cadastros necessários

• Controles fundamentais.

• Contratos de prestação de serviços

 

4. COMPRAS PELA INTERNET

• Utilização do sistema como ferramenta de gestão de compras

• Conceito e-procurement

• Conceito Strategic sourcing

• Leilão de compras

• Leilão reverso

• Vantagens e desvantagens.

 

5. DOCUMENTOS DE COMPRAS

• Requisição de compras

• Cotações - Faturas Pro-forma (Incoterms utilizados)

• Notas Fiscais

• Planilhas de custos

• Controles

• Certificados

• Desenhos Técnicos

• Especificações técnicas.

 

6. PLANEJAMENTO E COMPRAS

• Importância da área de planejamento na gestão de compras

• Forecast de compras

• Follow up de compras.

• Principais impactos fiscais e financeiros nas compras

 

7. PROPOSTAS – COTAÇÕES

• Análise da melhor oferta (preços, cronograma de entregas, avaliação do fornecedor e outros itens)

• Prazos de pagamento

• Cadastro e análise das informações financeiras do fornecedor

• Suporte de entidades do mercado (Serasa e outras).

 

8. DESENVOLVIMENTO e NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDOR

• Requisitos fundamentais

• Gerenciamento do processo

• Negociação com fornecedores – como fazer

• Auditoria técnica nos fornecedores

• Avaliação do fornecedor

 

9. OBJETIVOS E ÍNDICES DE PERFORMANCE

• Montagem de objetivos

• Índices de Performance aplicados à serviços contratados.

 

  

 

Metodologia: Curso realizado por videoconferência através do APLICATIVO ZOOM que permite a interação entre os participantes do curso e o palestrante em tempo real.


Tira dúvidas: o aluno pode enviar dúvidas pertinentes ao tema ministrado por e mail, até 30 dias corridos após a participação . 


Material didático e Certificado: serão enviados por e-mail.

O Aluno deverá assistir no mínimo 75% da aula, para receber o certificado.                                                                                                                                                                                                                    

Login e Senha de acesso: serão enviados por e-mail até um (1) posterior a aquisição.

O uso do login e da senha é individual e intransferível. Somente o participante inscrito terá acesso à plataforma uma vez que a inscrição é pessoal e intransferível.

Não será permitido a participação conjunta de pessoas, salvo se todos forem pagantes.

É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial deste conteúdo. (Lei dos Direitos Autorais), nº. 9.610 de 19/02/98, art. 29.


Curso on-line (transmissão ao vivo)

21 e 22 de outubro de 2024 – 09:00 às 13:00- (Horário de Brasília)


Carga Horária: 8 hs 

 

Investimento: R$ 440,00 , por participante

Desconto de 10%, para dois ou mais participantes.

 

 

 

 

 

  branca@treinario.com.br

wpp 21 98590-6179

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